A igreja da parede preta

Recentemente, um perfil muito conceituado no Instagram publicou uma enquete: “Você acha certo usarem jogo de luz nas igrejas?”. Confesso que, a princípio, achei a enquete do Gospelmente um tanto quanto irrelevante. Porém, para minha surpresa, o post teve uma infinidade de comentários. Admito que eu estava completamente enganado, porque a enquete trouxe luz sobre as trevas que pairam na mente de muita gente. Explico!

Por que eles pintam a parede de preto?

Geralmente, as igrejas que usam iluminação própria para eventos têm também telão de led ou projeção, naquele sistema edge blending com 2 ou mais projetores. Como os projetores dependem da luz refletida, eles funcionam melhor em ambientes escuros. Por conta disso, as igrejas que optaram por esse sistema estão pintando todas as suas paredes de preto. Os técnicos que projetam esse tipo de ambiente justificam que a iluminação focada no preletor reduz praticamente a zero toda distração com pessoas andando ou músicos nas laterais do palco, por exemplo. (Aqui, tenho que admitir: é desanimador pra nós pregadores, igreja com portas laterais [abertas] – a igreja simplesmente desvia o olhar toda hora e se desconcentra da mensagem).

 

Preconceito?

Antes de falar sobre as igrejas pretas, permita-me falar sobre algo realmente maligno. O post trouxe à tona todo o pleonástico preconceito maligno e místico de associar a cor preta a tudo o que é errado, feio, proibido, rejeitado. Independente do seu posicionamento quanto a pintar a igreja de preto, é muito arriscado justificar uma contraposição a isso com argumentos do tipo “o branco é a cor da paz”, “o preto é do diabo”, “o céu é claro” (se Jesus voltar à noite, no Brasil, cê fica, né?). Só falta o crente dizer que gosta de branco porque Jesus era branquinho… Sangue e fogo!

Portanto, se você acredita que o “correto” é a igreja ser branca, tá tudo bem! Mas, pelo amor de Deus, pare de dizer que o preto é do diabo porque, além de essa ser uma frase que cheira a racismo, esse infeliz só é dono de quem comete pecado (I Jo. 3.8).

Agora, precisamos ponderar, qual o significado de Lúcifer? Bem, do hebraico Heylel, significa “portador de luz”. Sabemos que essa ideia de achar que o diabo é preto e feio é a maior enganação de todos os tempos. Os estudiosos são quase unânimes em atribuir os textos de Isaías 14 (Is 14.11-15) e Ezequiel 28 (Ez 28.11-19) a Satanás, e em Ezequiel lê-se que ele era “…modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza.” É por isso que somos muitas vezes seduzidos e enganados por aquilo que é belo, já que no imaginário coletivo espera-se a tentação com chifres e rabo.

“A igreja está imitando o mundo”

Mas quem defende as igrejas de paredes brancas não se limita a atribuir uma determinada cor a algo sagrado, seu principal argumento é: “A igreja está imitando o mundo”. Bem, temos que admitir que a justificativa de não poder utilizar-se de uma iluminação de show porque isso é usado no “mundo” não é das melhores, se fosse, teríamos que arrancar todos os microfones da igreja, pois eles também são usados na balada, por exemplo.

Finalmente, um ponto que não contribui em nada para essa discussão é que muitos têm um discurso embebido no ódio e no desrespeito, não fazem uso de um versículo sequer e falam que não foram ensinados assim, que esse não é o costume de suas denominações… Sim, precisamos respeitar o costume das nossas igrejas tradicionais, cresci em uma delas, ministro e continuarei ministrando nelas independente da cor de suas paredes, pois não ministro a elas (às paredes), mas aos salvos!

Por outro lado, também temos que admitir, é inacreditável que, durante décadas, brigamos (literalmente, às vezes) por conta de usos e costumes para que tivéssemos um pouco mais de liberdade para sermos pessoas “mais comuns” do ponto de vista social, e agora estamos pedindo para que o costume de ter uma igreja branca seja mantido. É preciso muito cuidado para não fazermos disso um legalismo sem base bíblica.

Conclusão

Concluo lembrando que uma igreja em que o centro da mensagem é o homem, em que toda luz plena serve apenas para destacar o ego e a necessidade de se brilhar entre os seus irmãos e em que os “louvores” são humanistas e falam exclusivamente do triunfo do homem, de revanches ou de vingança, pouco importa a cor de suas paredes, ela sempre será uma igreja do diabo. Pense nisso.

No amor do Pai,

Roger

Comentários

  • Giovanna
    Responder

    Oii
    Meu nome é Giovanna, tenho 14 anos e gostaria de saber da localização da igreja!

    • Escola de Adoração

      Oi, Giovanna!

      A igreja da foto do post é a ADAI e fica na R. Auriverde, 1652 – Vila Carioca, São Paulo – SP, 04222-002.

      Deus abençoe.

  • Wana Raylla da Silva Vasconcelos
    Responder

    Caraca, muita verdade nesse poste.

  • Fernando Prudencio
    Responder

    Parabéns. Ótimo tema. Concordo com seu ponto de vista.
    Sou da Igreja Comunidade Crista de Ribeirão Preto.

  • Andrey Victor
    Responder

    Tem alguma igreja da parede preta no rj, Estou de mudança e gostaria de saber se rj tem ?

  • Rodrigo
    Responder

    @Lagoinha Cuiabá MT 😊😊

  • Sergio da Silva
    Responder

    jamais ensinaremos o Espírito Santo técnicas de arrependimento para convencer o pecador à abandonar o pecado.
    pregue a palavra, busque a unção do Espírito Santo, revista-se da armadura de D’us fazendo assim ganharemos o pecador para Cristo.
    preto não e cor é ausência de cor.
    preto é trevas!!!

    • Genio Brito

      Qual a cor de teu sapato? Você anda em carro preto? Todas as suaa roupas são brancas? Você pisa no asfalto quando anda na rua? Pessoas de pele negra são amaldiçoadas?

    • Alan

      Na verdade tecnicamente e científicamente a cor preta é o resultado da mistura de todas as cores existentes juntas.

  • Alexandre
    Responder

    A Palavra de Deus nao muda e jamais mudará.. Deus separou a luz das trevas.. inclusive as trevas cobriam a face do abismo..
    O homem tenta hj de tds as formas trazer pessoas para Cristo nao importa o custo disso .. porem modernismos Deus deixou claro.. para nao copiarmos nem termos amizade com o mundo.. entao é bem claro.. agora inventar tecnicamente que é melhor para destacar o palco ai é coisa do maligno mesmo. E muitos por nao quererem mais andar no estreito amaram mais o mundo e seus modismos do que a Deus. Crente despertem pois ja esta chegando o dia e a hora e muitos estao na escuridao!

  • Hans
    Responder

    feliz sábado…

    só um detalhe…o nome da igreja não ficou bom…apena isso

  • Breno Ferreira
    Responder

    EM NENHUM LUGAR DAS ESCRITURAS, A PALAVRA, IGREJA, SE REFERE A TEMPLO. ISSO É UMA HERANÇA DO CATOLICISMO ROMANO, QUE INCORPOROU NO CRISTIANISMO, A TRADIÇÃO GREGA, DE USAR TEMPLOS E IMAGENS, COMO OBJETO DE CULTO. NEM JESUS, NEM OS APÓSTOLOS, MENCIONARAM A CONSTRUÇÃO E USO DE TEMPLOS. O TEMPLO REFERIDO NO LIVRO DE ATOS, ERA O TEMPLO JUDAICO, NÃO ERA UM AMBIENTE CRISTÃO.

  • Emily
    Responder

    em São Paulo só existe uma igreja da parede preta?

  • Charles
    Responder

    tem no Rio de Janeiro?

  • Alan
    Responder

    Eu venho me aproximando muito mais de Deus por causa dessas novas Igrejas, pois me identifico muito mais do que com as Igrejas que tem cara de Igreja.

    Claro que o principal não é o ambiente e sim oq é dito no ambiente. Tbm sou bem tímido e me sinto mais à vontade nessas novas Igrejas.

    E as pessoas tendem a fazer parte de grupos onde se identificam mais, onde as pessoas são mais parecidas com ela. Eu nunca me identifiquei com pastores mais velhos, com vocabulário mais velho, e com terno, de novo, nada de errado com isso, mas me sinto distante.

    Vendo os pastores usando tênis e jaqueta jeans me fez aproximar muito mais de Deus.

    Até começar a ver esse novo tipo de Igreja e pastores achava que nem existiam pastores ou igrejas diferentes, achava até que era de alguma forma proibido no meio das igrejas.