Posso chamar Jesus de “você”?

Deus tem me dado o privilégio de ter em meus seminários e palestras, pessoas de todas as idades. No último seminário que fiz, inclusive, fiquei honrado demais por ter conosco uma querida irmã de quase 70 anos – meu pastor fez questão de me mandar mensagem no momento em que viu a foto da formatura, dizendo que isso não tinha preço! E, de fato, que honra!

Então, foi nessa mesma palestra que surgiu a tal pergunta. Eu falava sobre os conflitos entre as gerações X e Y, e suas implicações na musicalidade cristã, quando uma moça de 20 anos perguntou se podia chamar Jesus de “você”, e olhou pra mãe… Quase que imediatamente houve um alvoroço no seminário (rs). Mãe e filha começaram a rir, mas também a justificar seus posicionamentos sobre respeito, costumes e reverência. A mãe, evidentemente, falava sobre o respeito que tinha com seus pais e que tinha que chamá-los de “senhor” e ”senhora”. A filha, porém, justificava dizendo que nunca chamou a mãe de “senhora” simplesmente por não ser um costume de sua geração, mas que mesmo assim a respeitava profundamente.

A verdade é que, só essa semana eu recebi mais de 10 mensagens perguntando o que eu achava dessa questão. Bom, você já deve saber que existem 2 times aí, o #TimeVoce e o #TimeTu. Mas para que possamos ser edificados e conviver pacificamente em nossas comunidades de fé, lhe aconselho a não colocar a camisa do seu time antes de chegar ao final deste artigo. Tente ser o mais neutro possível, ok?

Uma boa comunicação

Antes de tudo, preciso salientar o quanto a boa comunicação é imprescindível na proclamação do evangelho. Se você me segue há algum tempo, deve saber o quanto eu sou cuidadoso com o português. Porém, muitas vezes, propositadamente, eu “como” alguns plurais simplesmente para me aproximar mais do meu público alvo (paulistas em sua maioria, cuja não pluralização é comum por aqui rs). O que quero dizer é que é imprescindível alinhar o discurso para que o anúncio do evangelho não seja prejudicado. Quando falo a adolescentes, não economizo no “mano” ou nas “treta” com o irmão, mas eu jamais falaria assim no congresso das irmãs belemitas. Por que? Respeito! O mesmo motivo pelo qual uso gravata em algumas ministrações. Odeio, mas respeito.

A questão de chamar Jesus de “você” tem tudo a ver com o que a menina falou em meu seminário – ela simplesmente cresceu sem jamais ouvir seus amigos chamando os pais de “senhor” e “senhora”. Mas e a Bíblia? Ela diz algo sobre isso?

A língua portuguesa

Bom, antes de falar da Bíblia, é preciso falar da língua portuguesa. Sabe-se que em Portugal, chamar o outro de “tu” é a forma mais comum e informal há muito tempo. Lembre-se que quem traduziu a nossa primeira versão da Bíblia foi João Ferreira de Almeida, um português! Portanto, o “tu” não é exatamente uma questão de respeito ou formalidade nos textos sagrados brasileiros, mas uma questão linguística. Era simplesmente o jeito que se falava comumente (e se fala até hoje) em Portugal ao se referir ao outro.

Bom, e o tal do “você”? Faça uma rápida pesquisa no Google e você verá que “você” veio de “vossa mercê” – que era o elevado tratamento dado na terceira pessoa aos reis de Portugal, portanto, era tratamento altamente respeitoso. Já o “tu” era usado entre o povão mesmo e na intimidade, de pai para filho, com os criados etc. Ou seja, os dois tratamentos têm em sua origem exatamente o sentido contrário ao que entendemos hoje como um tratamento respeitoso.

Grego e Hebraico

E a Bíblia? Bom, do pouquíssimo que estudei sobre grego e hebraico (línguas originais da Bíblia), não há distinção entre esses pronomes, mas esse é um estudo que requer mais profundidade, e não tenho competência para tal. Porém, há estudiosos que dizem, por exemplo, que o “su” (pronome pessoal da segunda pessoa do singular, em grego) é usado tanto por Pedro quanto por Jesus ao se referirem um ao outro em João 21. Assim, a distinção que a NVI, por exemplo, faz entre “tu” e “você”, simplesmente não existe no original.

A geração Z

Bom, além de tudo que colocamos até aqui, temos ainda a questão da Geração Z, que por ser altamente globalizada é vidrada em versões. E sabemos que o americano usa “you” indistintamente já há muito tempo. O que melodicamente foi ótimo para a minha geração, a gente sempre traduziu “You are” como “Tu és” – métrica e significados perfeitos!

Evidentemente, esse é apenas um artigo num oceano de argumentações que ainda incluem o fato de o próprio Deus ter “dificuldade” em nos informar Seu nome. “Dificuldade” esta pela óbvia distância da qual nós, meros mortais, estamos da dimensão do Eterno, que tenta simplificar dizendo: “Me chame de EU SOU!” – e cá pra nós, você acha mesmo que essa pequena frase consegue resumir a imensidão do nosso Deus? Pra mim, palavras não podem expressá-Lo!

Posso chamar Jesus de “você”? O que a Bíblia diz?

Enfim, posso chamar Jesus de “você” ou tenho que chamá-Lo de “Tu”? Bem, vamos à Bíblia?

Particularmente, eu duvido que isso faça qualquer diferença para o Senhor, afinal, reverenciá-Lo com palavras e ofendê-Lo com atitudes é algo incompatível, não é? Naquele dia, muitos o chamarão de Senhor e Ele sequer sabe quem são esses. Mas há um ponto crucial na questão.

A Bíblia diz: “Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras: ‘Não manuseie!’ ‘Não prove!’ ‘Não toque!’? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.” (Cl. 2.20-22).

Nós já estamos cansados de saber que usos e costumes simplesmente passam! E mais, eles atrapalham por demais a nossa fé! Por que? Oras, o próprio apóstolo explica na continuação do texto: “Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.” (Cl. 2:23).

Por isso, eu pergunto, você acha que chamar Jesus de “Tu” faz de você alguém mais reverente do que o adolescente que canta “Só quero… só quero ver Você”? E mais, você acha que há alguma diferença entre o anseio deles e o seu em “A face adorada de Jesus verei. Com a grei amada, no céu estarei!”?

(“Pai, o que é grei?”)

Mas calma, #TimeVoce! Você acha mesmo que é chatice dos seus pais odiarem ouvir canções que chamam o nosso querido Jesus de “você”? Você tem que entender que a vida inteira eles se referiram ao Senhor como “Tu” e isso está tão enraizado em suas mentes quanto a história de uma certa apresentadora que chamava o Eterno de “O cara lá de cima” porque não podia pronunciar o nome Dele, já que tinha contrato selado com o lado negro da força. Mas me parece que esse contrato foi rescindido há alguns anos (rs).

Além disso, não se trata apenas de respeito. Trata-se de mandamento bíblico. Sim, galera, mandamento: “…tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos. (…) Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem. Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo.” (I Co. 8:9-12).

Você pode torcer o nariz o quanto quiser, isso é Bíblia! Gostando ou não, o mais prudente é você reservar os louvores “a Você” para a reunião dos jovens, da galera. O que te custa!? Porque se te custa tanto assim fazer isso e você TEM que tocar Souguellis, Alcântara ou Casa no domingo à noite, você não é adorador, você é fã! E mais, me parece que você não quer trazer as pessoas para perto, você quer segregá-las, e isso é rebeldia. Quer chamar Jesus de “Você”? Beleza, mas lembre-se de uma coisa: “…vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, SIRVAM uns aos outros mediante o amor.” (Gl. 5:13)

O verdadeiro ministro de louvor não canta o que gosta, canta o que edifica! O adorador autêntico não impõe, ele SERVE!

Sim, eu sei que a questão é complexa e que não se resolverá num simples artigo como esse, mas que o amor de Cristo nos constranja a ter sabedoria para lidar com o tema, com respeito, carinho uns pelos outros e muito temor ao Senhor.

Espero ter contribuído em sua jornada.

No amor do Pai,

Roger

Comentários

  • Hugo Mota da anunciacao
    Responder

    muito obrigado de verdade hoje aprendi o que verdadeiramente e adora o sebhor

    • Edilane

      mesmo falando todas essas palavras bonitas e até usando a bíblia ,na minha opinião,Jesus é senhor e Rei , então nunca devemos nos direcionar a Ele como um dia nosso amigos ,até porque não temos tanta intimidade como Jesus com o pai para nós dirigimos a Ele o chamando de você, mesmo que na nossa criação não aprendemos tal ensinamentos,me desculpe ,se uma pessoa que não tenha aprendido tratar os “outros “com senhorio como o que está sendo relatado , ninguém aqui mesmo na terra não vai chegar com um governador e dizer como com você,mais vai trata
      com maneira formal, então querido na minha opinião isso nunca será justificativa para chamarmos Jesus de você.

  • Jose Renato
    Responder

    escreveu tudo isso é não falou nada, além muuuitos ( você e vocês ), mostrando é um tratamento humano, comum etc.
    somos cristãos, portanto nossa base de ação é comportamento precisa é deve manter-se na base biblica..!
    Me mostre um verso biblico, de referencia direta a Deus com um VOCE..!

    Deus é Deus e pronto, merece o mais alto respeito e não forma que minimiza a Deus e o equipara a nossa fraca, e pecaminosa humanidade..!

  • Révis
    Responder

    Olá Roger!

    Parabéns pelo artigo. Tenho certeza que contribuiu para minha vida e da tantos quantos o leram.

    Deus continue te abençoando.

  • Edilane
    Responder

    O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome?
    mesmo que alguns não foram educados a tratar os outros com senhorio como uma forma de respeito,ou mesmo que a linguagem evolua,falo porim nunca chegarei ao nível de Moisés,de Abraão,dos filhos e de Jesus ,pra ter essa intimidade de chama-se você.Porque se uma autoridade mesmo corrupta como temos hoje , tenho certeza que ,se chegarmos a falar com alguém deles nós não nos pronunciaremos a eles de maneira informal lhes chamando você.
    E porisso repito Deus Jesus merece muito mais hora e respeito,como criador e senhor de tudo,e eu nunca quero me deixar influenciar por louvores ou pessoas que chamam o meu Senhor de voce.
    desculpe -me os erros de português.

  • Claudio Rogério de Abreu
    Responder

    excelente exposição!bem embasada na palavra. Muito obrigado, veio de encontro ao meu ponto vista, confirmando oque o Espírito Santo sempre colocou no meu ❤️.

    • Juliano evangelista de Mello

      verdade concordo,mas chamar Jesus Cristo ou Deus Pai de VC,se chamamos o Espírito Santo pelo nome Dele porque deixar de reverência ao Senhor Jesus e ao Deus Pai, chamamos de VC não soa muito bem…meu pensamento.obrigado Deus abençoe sua vida

    • Joana Estevam

      A palavra de Deus nos diz que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor !!!

    • Igor Rodrigues Kitzinger

      então cada um adora a Deus da maneira que quiser, é isso que vc está dizendo???

    • Valmir Alves Teixeira

      essa geração não conhece a Deus(cada dia distante de Deus) e o pouquinho que conhecemos ainda banaliza o senhorio do senhor Jesus chamando de você.. enquanto os profetas, apóstolos e a própria escritura exalta o senhorio de Cristo.

    • Davi Santiago Frattino

      boa explicação parabéns Roger Deus abençoe (você) sempre e que a graça de Cristo cada vez mais aquebrante esses corações que lê esse artigo,‭‭Romanos‬ ‭12:2‬ ‭NVI‬‬
      [2] Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. estamos preocupados com externo e não interno

    • Vinícius Santos Pimentel

      Olá, parabéns pelo artigo.
      Eu gosto de chamar de Jesus como senhor e não você.

      Chamar Jesus de você seria a falta de respeito e ética.

      Parabéns pelo artigo
      Obrigado

  • Jairo
    Responder

    A bíblia diz em Filipenses 2:11 que:”E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” Não diz que temos que confessar que Jesus é voce. Você diante de Deus não é nada, se você e nada diante de Deus, então porque chamar Jesus de você, Jesus é nasa? Vai la no foram e chama o juiz de você pra ver o que acontece.

    • Stella

      Pra mim, prestes a fazer 50 anos, mesmo chamando meus pais de você (porque não me foi cobrado por eles), confesso que não consigo chamar Jesus/Deus pelo pronome você. A mim soa desrespeito. Sou professora de Língua Portuguesa e conheço a Linguística. A lógica do tu/you é real. Entretanto, escolhi usar Senhor em toda circunstância. O adorando em espírito e em verdade… ah, Pai de Amor, quem sou eu pra julgar? Eu fiz uma opção. Que o nome de Deus seja sempre invocado por aqueles que O amam com temor e tremor. A paz.

  • Wellington Ferreira de jesus
    Responder

    muito bom mesmo.

  • Fábio Henrique
    Responder

    Li, entendi, mas não acho correto “Você”, não podemos compara nossa língua com o inglês, o Português tem muitas variáveis e não só de Portugal e Brasil, e o inglês que é uma língua bem mais simples e resumida que a nossa, e essa geração na minha visão já é a igreja apostatada, e isso só me faz ser mais relutante às supostas mudanças de comportamento ou linguagem, pode parecer retrógrado, atrasado ou como alguns dizem “brega”, mas é o seguro, ouço lindas canções com esse termo, mas nada me convence que é aceitável. “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”

  • Bento sebastiao Mbanze
    Responder

    Na verdade, eu , sendo um cristão não acho viável que chamemos o nosso pai de tu, porque é um termo que empregamos para chamar nossos amigos, assim como às pessoas que se encontram a baixo de nós

    • Vitor

      mais lembra da nossa intimidade com jesus e lembra que ele também é o nosso amigo

  • Edson Rodrigues Gomes
    Responder

    Esse é um assunto um pouco complicado, mi sinto mais
    respeitoso dizer, exemplo: Só Tu tens ao dizer Só você tem
    etc etc. está e minha posição, sabendo eu que isso pode não acrescentar nada e sim basta a nós fazer a vontade Dele em obediência.

  • Joana
    Responder

    Que maravilha de explicação . Na igreja q congrego parece q fazem questão de ficar repetindo a parte da música q chama Deus de você . As vezes acho q é afronta para aqueles q não concordam com essas músicas . Poderiam cantar trocando o vc por Senhor . Enfim…. e desanimador .

  • Wesley Batista
    Responder

    Ele usar o termo que vem de Portugal não faz muito sentido, já que eu duvido alguém chamar a própria mãe de rapariga por exemplo.

    Mas deixando isso de lado, em questão de respeito acho que “você” não é próprio, ainda mais levando em conta que um policial ou um juíz não pode ser chamado de você…quem dirá o Rei dos reis e a Senhor dos senhores.

    • Escola de Adoração

      Olá, Wesley! Rapariga, em Portugal, é o feminino de rapaz, ou seja, mulher jovem, moça. Por esse motivo, não faz sentido chamar a própria mãe desse forma porque ela sempre será, logicamente, mais velha que seus filhos, não por qualquer outro motivo. Paz!

  • Jon
    Responder

    Tem uma base mais forte, que não foi citada no artigo, quando você estiver diante de um tribunal, você não pode de maneira nenhuma tratar o Juiz de “você”, isso daria uma dor de cabeça, imagina com o Senhor Todo Poderoso?????? Vale a pena refletirmos antes de cantar, essa músicas “americanizadas”…

    • Escola de Adoração

      Olá, Jon! Essa questão foi abordada no texto sim, no trecho “…mas eu jamais falaria assim no congresso das irmãs belemitas.” – ou seja, cada lugar tem, sim, a sua forma de falar e de se comunicar. Quando me refiro às irmãs do Belém é realmente por respeito a elas, mesmo caso do dirigir-se a uma autoridade. Paz!

  • Silvia Machado Ferreira
    Responder

    Acredito que O meu Jesus é Santo é chama-lo de vc é o msm que humanizalo. O diabo pode se chama de qualquer coisa,mas a bíblia nos dá tanto nomes lindo para nós chamarmos o nosso Jesus.Entao pq vou chama-lo de um vc qualquer?O ser humano que tem que se adaptará com a palavra de Deus,com a bíblia é não a bíblia com os homens.

  • Elisa
    Responder

    não vejo nem um problema de chamar Jesus de você e um musica ou em uma oração.
    aqui está cheio de santos, mas nem todos que dizem Senhor Senhor herdará o céu, ( estranho né que ainda chamou de Senhor, e não entrou no céu).

  • PATRICIA
    Responder

    VOCÊ=pronominal indefinido
    pessoa não especificada; alguém.
    SEM MAIS…

    • Escola de Adoração

      Olá, Patrícia!

      Eu procurei a expressão “pronominal indefinido” e não encontrei em lugar algum, mas sabemos dos pronomes indefinidos. De acordo com o Chat GPT: “é um tipo de pronome que não se refere a um substantivo específico, mas sim a algo de forma geral e imprecisa.” Já o pronome “você” “é um pronome pessoal, utilizado para se referir à segunda pessoa do singular. Ele é empregado para indicar a pessoa com quem se está falando ou se dirigindo.”

      Não entendi a sua linha de raciocínio.

      Paz!

  • Lena Ferreira
    Responder

    pra quem não tem tanta intimidade com Jesus, busquem ir cada vez mais profundo na sua Palavra, alcance esse grau de intimidade com Ele. e verás que todas essas coisas não fazem diferença pra Deus, desde que O adorem em Espírito e Verdade. Deus sempre será soberano, o nosso Criador e nós suas criaturas! YHWH

  • Alice
    Responder

    Sinceramente, estamos vivendo o período da igreja de Laudicéia.

    A grande apostasia.

    infelizmente tantos pastores jovens estão trazendo pra igreja a modernidade que o mundo estão oferecendo.

    Tudo se tornou normal.

    chamar Jesus de você, pra mim é falta de respeito e ética. Mesmo porque na nossa cultura chamar de você é pra qualquer um.

    se formos no foro e falar com o juiz carnal, temos um tratamento adequado.

    Por que para o Rei dos reis e Senhor de Senhores, vou tratar como se fosse uma pessoa qualquer?

    • Lucas

      que modernidade? Pedro chamou Jesus de “você”, juntamente de todos os apóstolos, o problema tá na cabeça do religioso que se acha mais reverente a Deus por causa de um pronome. se “tu” historicamente é mais informal que “você”, então retira todo o “tu és” da Biblia! Chamar os pais de “senhor” ou “senhora” é mera herança do colonialismo, não tem nada a ver com reverência bíblica. Todos os pontos abordados são bem esclarecedores. Já fui da turma do “tu”, mas esclarecimento bíblico e histórico são bem claros. Reverência a Deus é conduta, não palavra!